William Carvalho aceita oferta do Betis: só falta o “sim” do Sporting

O médio será o jogador mais bem pago da história do clube de Sevilha: 2,5 milhões de euros limpos por ano

Está fechado: William Carvalho já aceitou a proposta que o Betis lhe havia apresentado. Atenção: isto não equivale a dizer que o médio internacional português já é jogador do clube de Sevilha. E isto porque, apesar de ser um dos nove jogadores que rescindiram com justa causa com o Sporting no mês passado, William – e o Betis – pretendem alcançar um acordo com os leões, no sentido de evitar um complexo processo judicial que se poderia arrastar por vários meses.

Para já, o primeiro passo para que o médio nascido em Luanda se transfira para Espanha está dado: o acordo entre jogador e clube está fechado, depois de um intenso dia de negociações, segundo conta o diário sevilhano “Estadio Deportivo”. No Benito Villamarín, William Carvalho irá receber 2,5 milhões de euros anuais limpos – o valor mais elevado na história do clube andaluz -, tendo-se comprometido para as próximas cinco temporadas.

Falta, agora, que Betis e Sporting se entendam no que respeita aos valores da transferência. De acordo com a imprensa desportiva nacional, os espanhóis ofereceram 17 milhões de euros no imediato, um valor que poderá ascender aos 25 milhões mediante determinados objetivos. As negociações, refira-se, estarão a ser mediadas por Paulo Futre, que se encontra a colaborar com a Comissão de Gestão liderada por Sousa Cintra em assuntos desta natureza, particularmente no mercado espanhol.

De acordo com o “Estadio Deportivo”, Lorenzo Serra Ferrer, vice-presidente do Betis, estará ainda a tentar também a contratação de Rodrigo Battaglia, que abandonou Alvalade nas mesmas condições de William. O médio argentino terá em mãos uma proposta de 900 mil euros limpos anuais, estando agora a estudá-la.

 

Desaire a abrir Na Suíça, o primeiro teste da pré-temporada leonina acabou com derrota. Um Sporting muito diferente da equipa da época passada (Piccini foi o único habitual titular de 2017/18 a estar presente no onze) foi derrotado pelo Neuchatel Xamax (1-2), equipa recém-promovida à I Liga suíça, com alguns bons apontamentos na primeira parte – a segunda foi mesmo para esquecer.

Raphinha, em estreia, e Matheus Pereira, de regresso após o empréstimo ao Chaves, deram boas indicações no primeiro tempo, onde Fredy Montero marcou logo aos quatro minutos, na recarga a um livre cobrado por Jefferson, outro regresso (Braga). Logo na jogada seguinte, uma saída extemporânea de Salin acabou por permitir o empate do conjunto suíço, que viria a dar a volta ao marcador no segundo tempo – já com Viviano, guardião italiano que chegou para substituir Rui Patrício, na baliza leonina. Bruno Fernandes e Nani ainda não foram opção – o primeiro está a gozar férias, após a participação no Mundial, enquanto o segundo fez ontem o primeiro treino após a oficialização do regresso. Este sábado os leões voltam a jogar, agora frente aos franceses do Nice.

 

Outro candidato e equipa B de volta Pouco antes do encontro na Suíça ter início, Carlos Vieira oficializou a candidatura à presidência do Sporting, tornando-se assim o sexto candidato, depois de Varandas Fernandes, Fernando Tavares Pereira, Pedro Madeira Rodrigues, Dias Ferreira e Bruno de Carvalho. Carlos Vieira, de resto, foi vice-presidente da direção chefiada pelo último e diz ter como objetivo “dar continuidade aos aspetos positivos do que foi feito nos últimos cinco anos”.

Também esta quinta-feira o Sporting inscreveu oficialmente a equipa B no Campeonato de Portugal (Série D), para onde caiu ao ser despromovida desportivamente da II Liga na última temporada. Sousa Cintra reverteu assim a decisão de Bruno de Carvalho de extinguir o projeto, pelo que os leões terão agora uma equipa B e uma equipa no novo campeonato de sub-23.