Ricardo Robles renuncia

O vereador do Bloco de Esquerda  na Câmara de Lisboa renunciou ao mandato na autarquia. A decisão foi tomada este domingo.

O autarca esteve sob pressão nos últimos dias desde que foi notícia a compra e reabilitação de um prédio em Alfama, comprado com a irmã. 

Num curto comunicado, com data desta segunda-feira,  Ricardo Robles justifica a sua decisão porque o caso se "revelou um problema político". O autarca comprou um imóvel à Segurança Social por 347 mil euros, acabou por gastar largos milhares de euros a reabilitá-lo, após uma notificação da Câmara de Lisboa, e por fim, o prédio esteve à venda numa imobiliária de luxo- a Christie´s, avaliado em 5,7 milhões de euros. Se fosse vendido, o autarca e a irmã teriam mais-valias de milhões de euros.

"Uma opção privada, forçada por constrangimentos familiares que expliquei e no respeito pelas regras legais, revelou-se um problema político real e criou um enorme constrangimento à minha intervenção como vereador", escreveu o vereador  demissionário, que também pediu para sair da comissão coordenadora concelhia do Bloco em Lisboa.

"Esta é uma decisão pessoal que tomo com o objetivo de criar as melhores condições para o prosseguimento da luta do Bloco pelo direito à cidade", concluiu ao autarca, depois de um fim-de-semana em que o próprio edifício, em Alfama, foi vandalizado.