Bombeiros podem pedir dispensa do trabalho nos distritos com alerta vermelho

Este fim de semana há sete distritos em alerta vermelho devido ao risco de incêndio

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, assinou esta sexta-feira um despacho que permite aos funcionários públicos ou do privado que sejam também bombeiros, possam ter dispensa do trabalho nos distritos de alerta vermelho.

A subida de temperaturas prevista para este fim de semana colocou os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu sob alerta vermelho. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, este alerta – o mais grave da lista – é justificado pelas altas temperaturas, baixa humidade e intensidade do vento.

No documento assinado por Eduardo Cabrita, está também expressa a proibição de acesso, circulação e permanência no interior de espaços florestais definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, assim como a utilização de fogo-de-artifício “ou outros artefactos pirotécnicos”.

"O Governo acompanha em permanência o evoluir da situação operacional e apela aos cidadãos para que adequem os seus comportamentos ao quadro meteorológico que tem sido amplamente divulgado", pode ler-se no comunicado enviado pelo ministério.

Para além disso, será ainda feito o reforço dos meios da GNR e PSP – incluindo a possibilidade de cancelamento de férias e folgas –, dos meios de operações de vigilância, de fiscalização, de patrulhamento, assim como operações de proteção e socorro que possam vir a ser necessárias.

Em permanência estão mobilizados as equipas de sapadores, de agentes florestais e de vigilantes da natureza.