Vida

Moreira partilha post do filho contra Israel

O presidente da Câmara Municipal do Porto partilhou no Facebook um texto escrito pelo filho, David Moreira, que contém ataques a Israel. «Tenho muito orgulho no meu filho, em cujas veias corre o sangue dos Katzenstein, de que também me orgulho muito», afirmou Rui Moreira.

David Moreira escreveu um artigo em resposta a Raphael Gamzou, embaixador de Israel em Portugal, que publicou uma crónica, intitulada ‘Porque é que vocês nos odeiam mais do que o necessário?’, no jornal Público.

O filho de Rui Moreira afirma que é «defensor do direito de Israel existir, e do seu direito a soberania como estado». Contudo, deixa críticas ao país do Médio Oriente.

David Moreira lembra uma «lei aprovada pelo Governo Netanyahu que promove uma suposta ‘autodeterminação’ das comunidades», mas que permite a expulsão de membros «com base no seu grupo étnico ou até, pasme-se (eu fiquei pasmado) com base na sua orientação sexual», dando a entender que Israel é um «estado racista».

O professor de Economia refere ainda que há uma «impressionante cegueira que predomina na governação atual do estado de Israel». «Como é que uma nação que se pautava pela sua consciência e autocrítica se afogou numa narrativa completamente afastada da realidade», questiona.