Presidente do INEM pede para que a população continue a confiar na instituição

Luis Meira pede ainda para que continuem a contactar o 112  para qualquer “questão na área da saúde”.

Luis Meira, presidente do Instituto de Emergência Médica (INEM), afirmou esta segunda-feira que, apesar da falta de técnicos, a população pode “continuar a confiar na emergência médica”.

"Temos de conviver com a realidade que temos e o INEM há algum tempo que vem a dizer que precisa de reforçar os recursos humanos. Constatamos essa falta de técnicos para prestar cada vez melhor serviço às populações, mas as populações podem continuar a confiar na emergência médica", disse Luis Meira, de acordo com a agência Lusa, depois da assinatura de um protocolo que vai permitir a várias corporações de bombeiros a aquisição de 75 ambulâncias de socorro.

Além disto, o presidente do INEM pede ainda para que continuem a contactar o 112  para qualquer “questão na área da saúde”.

"Quando tiverem alguma questão na área da saúde devem ligar o 112 e o INEM tratará delas de forma adequada, fazendo a triagem e definindo os meios adequados e, tivermos mais ambulâncias conseguimos fazê-las chegar a quem precisa mais rápido", afirmou.

De acordo com o Sindicato de Técnicos de Emergência (TEPH), a saída de técnicos do INEM deve-se, sobretudo, às "más condições de trabalho", entre elas "o índice remuneratório pouco atrativo, exposição a inúmeros riscos, ausência de seguro de acidentes de trabalho e respetiva indemnização pecuniária, desgaste físico e psicológico e o próprio funcionamento deficitário das estruturas do INEM, desde o Conselho Diretivo até às estruturas coordenativas".