João Paulo Rebelo confirma que enviou mensagem com número de advogado do Benfica

Perante a Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, João Paulo Rebelo negou ter favorecido o Benfica e contestou as acusações de Augusto Baganha.

João Paulo Rebelo confirma que enviou mensagem com número de advogado do Benfica

Depois do ex-presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) denunciar, na última terça-feira, “pressões” por parte do Governo e de revelar que João Paulo Rebelo havia enviado uma mensagem com o número do advogado do Benfica, o secretário de Estado da Juventude e Desporto assumiu, esta quinta-feira, que enviou uma mensagem a Augusto Baganha, mas negou pressão.

Perante a Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, João Paulo Rebelo negou ter favorecido o Benfica e contestou as acusações de Augusto Baganha.

"Sim, enviei a mensagem", começou por dizer. "Foi-me pedida uma reunião por um representante do agente desportivo. Não há entidade ligada ao desporto e juventude que procure reunir com o secretário de Estado e não tenha uma audiência. Nessa reunião, foram-me transmitidas preocupações e o que eu fiz foi encaminhar para o IPDJ, que é quem tinha a competência para tratar do assunto", explicou João Paulo Rebelo.

Uma vez que o IPDJ havia considerado nulo o plano de segurança do recinto do Estádio da Luz, o Benfica estava impedido de receber jogos até que a situação fosse retificada. Depois deste esclarecimento perante os deputados, João Paulo Rebelo acrescentou que falou com Lídia Praça, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ, e que esta se mostrou solicita em resolver o assunto.

"Eu telefonei à vogal a dizer que tinha recebido o representante desta entidade, que me tinha falado deste problema. E ela respondeu-me: 'Temos todo o interesse em resolver e vou até marcar uma reunião. O senhor secretário de Estado tem o contacto?' Eu respondo que sim e enviei-o", concluiu.

Depois de várias perguntas, o secretário de Estado defendeu-se.

"Onde é que há um problema nisto? A reunião não foi num vão de escada ou num café. Foi no meu gabinete e está na minha agenda. Isto faz parte das minhas ações", argumentou.

Recorde-se que, no Parlamento, na última terça-feira, Augusto Baganha havia afirmado que tinha sofrido “pressões ilegítimas e em privado por parte de membros do Governo”, tendo depois revelado a mensagem de João Paulo Rebelo.

“O secretário de Estado enviou por SMS o telemóvel do advogado do Benfica para a minha colega do Conselho Diretivo para que fosse resolvido o processo de interdição do estádio da Luz em 2017 e fê-lo de uma forma impulsiva”, disse Baganha.

Relativamente à demissão de Augusto Baganha do cargo de presidente do IPDJ, a um ano do final do mandato, o secretário de Estado afirmou que a sua decisão se baseia numa nova orientação estratégica para o Instituto e que o governo tomou esta decisão no estrito cumprimento da lei.

Já depois da audição, João Paulo Rebelo foi questionado pelos jornalistas acerca da “pressão” que Baganha admitiu ter sofrido. O secretário de Estado negou as acusações e admitiu estar de consciência tranquila.