Vasco Rodrigues: “Excelente evento com grande nível de competitividade”

Presidente da Federação de Triatlo de Portugal faz balanço positivo da Taça da Europa

Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal (FTP), fez um balanço muito positivo sobre a finalíssima da segunda edição da Taça da Europa, que aconteceu este sábado no Funchal.

"A juntar a tudo aquilo que conseguimos no ano passado, este ano temos um universo competitivo e uma disputa de outro patamar. Não estou minimamente a desprezar ou menosprezar os atletas que aqui estiveram em 2017, mas estamos a falar de atletas soberbos que tivemos hoje. Por exemplo, o atleta belga [Marten Van Riel], que ganhou a prova, foi 8º no mundial, mudou a prova, a Yulia [atleta ucraniana que terminou no 3.º lugar na prova feminina] fez uma corrida brutal de trás para a frente, mas, além disso, houve também um conjunto de nadadoras e ciclistas muito fortes. Portanto foi uma prova muito mais animada com grupos muito fortes, com distâncias muito curtas. Quer isto dizer que não tivemos a start list cheia mas tivemos muita competitividade. Acho que honrámos aqui a Madeira e o Funchal com um excelente evento", comentou ao SOL depois das entregas de prémios.

O responsável da FTP elogiou ainda a prestação portuguesa na prova masculina e feminina. "Um prestação muito positiva! Estamos a falar de atletas com 17, 18, 19 e 20 anos, que estão a começar", relembrou.

No plano masculino, Ricardo Batista, de 17 anos, foi o melhor triatleta português ao terminar a prova na 6ª posição. Já no plano feminino, Gabriela Ribeiro, de 18 anos, foi a melhor portuguesa ao concluir no top-10, mais precisamente no 10.º lugar.