Baixar, proteger e aguardar. Proteção Civil explica o que fazer em caso de sismo

A iniciativa “A Terra Treme” pretende dar a conhecer os procedimentos de autoproteção em caso de sismo

Às 11h05 desta segunda-feira a terra vai tremer sem que haja nenhum sismo. A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) organizou um simulacro de um sismo que pretende dar a conhecer à população o que fazer em caso de terramoto: Baixar, proteger e aguardar

O exercício “A Terra Treme”, que anualmente é organizado pela ANPC em parceria com a Direção Geral de Educação (DGE) tem como objetivo saber o que fazer “antes, durante e depois” de um sismo, ou seja, quais as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção que devem ser adotados nesta situação.

De forma individual ou coletiva, familiar ou empresarial, às 11h05 a ANPC convida toda a população a baixar, proteger e aguardar, executando os três gestos de autoproteção reconhecidos internacionalmente como se fosse um sismo real.

Enquanto evento principal decorrerá na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo, por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANPC, juntamente com bombeiros locais, serviços municipais de proteção civil, agentes de proteção civil e escolas, vão desenvolver ações de sensibilização para a temática.