SNS. Problemas informáticos afetam prescrição de exames

Governo já confirmou existência de problemas

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) confirmaram, esta quinta-feira, a existência de problemas nos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e indicaram que o problema já está a ser resolvido por técnicos para resolver a situação.

“Nos últimos dias ocorreram alguns problemas nos sistemas de informação centrais do Ministério da Saúde que provocaram, em alguns momentos, instabilidade na utilização dos mesmos, condicionando o trabalho dos profissionais e das instituições de saúde sobretudo ao nível dos Cuidados de Saúde Primários", indicaram em comunicado os SPMS,

De acordo com a mesma nota, estes constrangimentos foram registados, na sua maioria, na prescrição de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica. “Diariamente são prescritos mais de 91.703 Exames. Ontem [quarta-feira], apesar dos constrangimentos registados, o número de Receitas Sem Papel emitidas manteve-se e o número dos Exames Sem Papel chegou aos 27% do total nacional. Estes números exigem alterações e melhorias constantes nos sistemas de informação para garantir o crescimento sustentável deste projeto", pode ler-se ainda no mesmo comunicado.

O esclarecimento vem na sequência de denúncias feitas pela Ordem dos Médicos e pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

O documento garante, apesar de tudo, que os SPMS estão "a trabalhar na evolução, consolidação e melhoria dos sistemas".