Operação Marquês. Juiz Ivo Rosa já tem segurança pessoal

A fase de instrução começa já em janeiro do próximo ano

O juiz de instrução Ivo Rosa, desde terça-feira, que está a ser acompanhado por dois agentes da PSP. No mês passado o i já tinha noticiado que o juiz tinha pedido para que fosse avaliado o risco a que estaria exposto e a necessidade de ter seguranças pessoais depois de ficar responsável pela Operação Marquês.

Segundo o SOL conseguiu apurar, Ivo Rosa irá manter as suas rotinas: o juiz será acompanhado por agentes sempre que se deslocar a pé ou de metro. Ao contrário do que foi avançado por outros meios de comunicação, Ivo Rosa não irá deslocar-se num carro cedido pelo Ministério da Justiça, nem terá um agente fardado à porta de casa.

Apesar de não se conhecerem quaisquer tipos de ameaças contra o juiz de instrução, o Conselho Superior de Magistratura justificou a decisão afirmando que “as questões de segurança são matéria reservada” e o Conselho “até por questões de segurança, nunca presta comentários sobre a matéria”, lê-se no site do CM. Também por questões de segurança, a Direção Nacional da PSP não revelou detalhes.

No final de setembro, Ivo Rosa foi o escolhido no sorteio para dirigir a fase de instrução – fase facultativa em que o juiz determina se o caso vai a julgamento ou não – do caso Operação Marquês, que até então tinha estado nas mãos de outro juiz, Carlos Alexandre.

A fase de instrução começa já em janeiro do próximo ano.