Pode não parecer, mas esta embalagem de plástico já tem mais de 38 anos

A associação Oceanos sem Plástico partilhou a mais recente descoberta feita na praia de Santa Cruz para reforçar o tempo que o plástico demora a decompor o plástico

Um pacote de margarina Planta com mais de 38 anos foi encontrado na praia de Santa Cruz, em Torres Vedras. Esta embalagem é mais uma chamada de atenção para o tempo que o plástico demora a desaparecer, uma vez que o material encontrado quase não tem marcas do tempo.

Um voluntário da associação Oceanos sem Plástico foi o responsável pela descoberta que depois foi partilhada pela associação nas redes sociais.

Esta não é a primeira vez que foram encontrados embalagens de plástico com vários anos e sem grandes alterações. Ainda em outubro foi encontrado, no mesmo sítio, um pacote de batatas fritas cuja validade expirava a 10 de maio de 1992.

A decomposição do plástico é um dos grandes problemas que o mundo enfrenta atualmente e até o Parlamento Europeu já aprovou, no passado dia 24 de outubro, a proibição de venda de produtos de plástico de utilização única na União Europeia a partir de 2021.