Alerta frio. Termómetros podem ‘bater’ nos zero

Descida das temperaturas mínimas prevista pelo IPMA

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para temperaturas mínimas baixas, em especial nas regiões mais a norte.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 0 graus em Bragança e os 10 graus em Viana do Castelo e no Porto e as máximas variam entre os 8 graus na Guarda e os 18 em Faro, segundo o IPMA.

O céu estará geralmente pouco nublado, temporariamente com períodos de maior nebulosidade por nuvens altas, apresentando-se geralmente muito nublado no Minho, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca até ao final da manhã e depois novamente ao final do dia.

Espera-se vento fraco, soprando moderado do quadrante sul nas terras altas e no litoral a norte do Cabo Raso, tornando-se moderado a forte nas terras altas das regiões Norte e Centro a partir do meio da tarde, com rajadas até 75 quilómetros por hora na serra do Gerês no final do dia.

O IPMA prevê ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e formação de geada no nordeste transmontano e na Beira Alta.

Dez distritos estão sob aviso amarelo, devido à agitação marítima, sendo que dez barras marítimas estão fechadas e outras três encontram-se condicionadas.

{relacionados}