Reclusos ameaçam fazer greve

Numa carta, reclusos de várias prisões ameaçaram fazer greve ao trabalho a partir do próximo domingo

Numa carta, reclusos de várias prisões pelo país ameaçaram avançar com uma greve ao trabalho a partir do próximo domingo, dia 6 de janeiro. Em causa está o facto de os guardas prisionais estarem a pensar prolongar o seu protesto – que tem afetado o normal funcionamento dentro dos estabelecimentos prisionais.

Apesar da greve dos guardas prisionais, o tribunal decretou que, os reclusos iriam ter direito à habitual visita familiar. Contudo, alguns advogados, em declarações à SIC, revelaram que alguns dos presos não conseguiram ter acesso a essa visita.

Numa nota enviada à SIC, o Ministério da Justiça afirmou que ainda não tinha recebido a carta dos reclusos. Na mesma nota, a tutela também falou sobre a greve dos guardas prisionais. A tutela disse que está disponível para aceitar algumas das exigências, como equiparar o estatuto dos guardas prisionais ao estatuto da PSP.

A 20 de dezembro, o ministério enviou a sua proposta aos sindicatos dos guardas prisionais, mas estes ainda não deram resposta.