Porto Editora nega censura a poema “Ode Triunfal” em manual escolar do 12.º ano

“Não há qualquer censura à obra de Fernando Pessoa”

Este sábado, o jornal Expresso noticiou que o manual escolar ‘Encontros 12’, do 12.º ano, tinha censurado vários versos do poema “Ode Triunfal” de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, uma vez que na versão do livro faltam três versos: "Ó automóveis apinhados de pândegos e de putas"; "E cujas filhas aos oito anos – e eu acho isto belo e amo-o! – / Masturbam homens de aspeto decente nos vãos de escada".

De acordo com a mesma publicação, o manual em questão foi adotado por 90 escolas e os versos em falta provocaram já várias críticas e acusações de que estes terão sido censurados pela editora.

Hoje, segunda-feira, a Porto Editora reagiu às acusações e, em declarações ao Jornal de Notícias, referiu que, na versão do manual do professor, o poema "está disponível na íntegra": "Nesta versão, as autoras sinalizam ao professor quais os versos que se encontram omitidos na edição do aluno. Assim, os docentes podem decidir se abordam em contexto de sala de aula – e de que forma – versos que têm linguagem explícita e se relacionam com a prática da pedofilia”, explicou a Porto Editora.

A mesma editora garante ainda que a substituição dos versos está bem assinalada para que não haja margem para dúvidas. "Na edição disponível para os alunos, o poema "Ode Triunfal" encontra-se transcrito na íntegra, com exceção dos três versos referidos (versos 153, 169 e 170). No entanto, a indicação de que os versos foram cortados é visível tanto graficamente (linhas a tracejado) como através da numeração das linhas", frisa a Porto Editora.

“Não há qualquer censura à obra de Fernando Pessoa, apenas e tão somente uma preocupação didático-pedagógica – seguida pela generalidade dos manuais existentes – que permite aos professores decidirem livremente sobre a abordagem mais adequada junto dos seus alunos", afirmam as autoras do livro e a Porto editora. 

Ao JN, a Porto Editora diz ainda que "a diferença entre livro do professor e livro do aluno assenta no pressuposto de que cada docente tem um papel central na preparação e na organização das suas aulas, em função das características específicas de cada turma".