fernando-pessoa



  • Mário Cesariny. A viagem de dez mil insurrectos num corpo só

    Mais do que lançar o navio de espelhos no seu caminho, no centenário do poeta que suportou todo um porto clandestino contra adversidades absurdas, lembramos ainda Cesariny como esse antagonista central face a uma cultura perpetuamente enlutada, aquele que melhor confrontou, sem se deixar devorar, esse buraco negro em que Fernando Pessoa e os seus…

    Mário Cesariny. A viagem de dez mil insurrectos num corpo só

  • Portugal, a pátria do exílio

    Numa rara iniciativa empenhada em fazer uma reflexão sobre o campo da edição de livros entre nós, lançando de caminho um esboço sobre esse território sobre o qual os leitores parecem ter uma perspectiva cada vez mais brumosa, nas suas conversas com editores a livraria Tigre de Papel tem permitido uma indagação e um debate…

    Portugal, a pátria do exílio

  • Efemérides de 17 de Outubro (2022)

    Em 2008, a Biblioteca Nacional de Portugal iniciou há 14 anos o processo de classificação do espólio do poeta Fernando Pessoa como Património Nacional, no âmbito da lei de bases do património, o que impossibilitará a sua saída do País.

    Efemérides de 17 de Outubro (2022)

  • Efemérides de 14 de Setembro (2022)

    2009 – Foi publicado há 12 anos, era Sócrates, em Diário da República, o Decreto-Lei que classifica como bem de interesse nacional o espólio documental do poeta Fernando Pessoa (1888-1935).

    Efemérides de 14 de Setembro (2022)

  • ‘Fernando Pessoa tinha gozo em imaginar a sua fama futura’

    O autor da monumental biografia do poeta da Mensagem está convicto de que Pessoa teve a vida que quis ter. Até porque, explica, ‘não se preocupava com a felicidade, não era uma ambição sua’. Em conversa com o Nascer do SOL, Zenith fala das dúvidas, das viagens imaginárias e dos vícios reais do seu biografado.

    ‘Fernando Pessoa tinha gozo em imaginar a sua fama futura’

  • “Pessoa nunca está quieto”

    Estará disponível nas livrarias a partir da próxima quinta-feira ‘Fernando Pessoa – Uma Biografia’. «Tentei pôr no livro os elementos todos para que os leitores consigam sentir Pessoa», explicou o autor, Richard Zenith, que dedicou 13 anos de trabalho a esta obra de 1200 páginas.

    “Pessoa nunca está quieto”

  • Efemérides de 8 de Março (2022)

    1975 A ONU declarou esta data Dia Internacional da Mulher há 47 anos, por nesse mesmo dia em 1857, as mulheres fizerem uma manifestação e uma luta em Nova Iorque no sector têxtil pelos seus direitos (duramente reprimidas, acabaram por morrer queimadas na fábrica cerca de 130 mulheres); uns anos depois, a 8 de Março de…

    Efemérides de 8 de Março (2022)

  • “O cinema não é uma arte, é um pecado original”

    Lisboa, 1936. Ano de temporais, de chuva contínua, de mortes. Palavras de João Botelho que para este seu mais recente filme se apropriou agora das de Saramago na primeira adaptação que faz do Nobel da Literatura português. E de Saramago, garante, andou mais próximo em O Ano da Morte de Ricardo Reis, que acaba de…

    “O cinema não é uma arte, é um pecado original”

  • Porto Editora nega censura a poema “Ode Triunfal” em manual escolar do 12.º ano