Casas de Costa abrem polémica

O desfasamento entre o valor patrimonial e o preço praticado é uma realidade nacional, que ganhou peso nas notícias agora que António Costa vendeu a sua casa em Sintra e comprou outra em Benfica. Desfasamentos que neste caso não se ficam por aqui. Ao SOL, o primeiro-ministro disse que vai atualizar declaração do TC até…

Arbitrariedade, descoordenação da administração fiscal ou falta de atenção na avaliação dos imóveis por parte do fisco, o certo é que de norte a sul são inúmeros os casos de  imóveis que estão subavaliados, às vezes lado a lado com outros que já foram atualizados. Segundo o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro, nesta matéria não existe «transparência»: «O Estado não quer que as pessoas saibam os valores das matrizes publicamente. Porque isso ia levantar problemas: há avaliações que não fazem sentido nenhum serem baixas e outras brutais ao lado, que também não fazem sentido».

O tema voltou a ser notícia nos últimos dias desde que se soube que o primeiro-ministro tinha comprado uma cave com logradouro em Benfica (com um valor patrimonial tributário de 60.268,38 euros) por 327 mil euros e antes ter vendido a sua moradia em Fontanelas (com um valor patrimonial de 289.120 euros) por 350 mil euros. 

Leia mais na edição impressa do jornal SOL