Vários países da UE já reconheceram Guaidó como Presidente da Venezuela

Prazo dado a Nicolás Maduro para convocar eleições presidenciais terminou ontem, domingo, e já vários países da União Europeia reconheceram Guaidó como Presidente interino da Venezuela.

Vários países da UE já reconheceram Guaidó como Presidente da Venezuela

Nicolás Maduro rejeita marcar eleições presidenciais e, na manhã desta segunda-feira, vários países europeus reconheceram Juan Guaidó como Presidente interino legítimo da Venezuela.

Espanha, Reino Unido, França, Suécia, Áustria e Dinamarca anunciaram hoje o seu apoio ao líder da Assembleia Nacional venezuelana e espera-se que Portugal faça o mesmo ainda esta manhã.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, foi o primeiro a anunciar o reconhecimento: "O Governo de Espanha anuncia que reconhece oficialmente Juan Guaidó como Presidente interino da Venezuela", afirmou.

“Nas próximas horas contactarei Governos europeus e latino-americanos” que queiram juntar-se a este apoio, explicou Sánchez .

Recorde-se que este domingo terminou o prazo de oito dias que vários países europeus tinham dado a Maduro para anunciar a convocação de eleições presidenciais que respeitem as exigências democráticas.