Fim de animais no circo. Nuno Markl elogia decisão de Marcelo Rebelo de Sousa

As crianças podem ver os documentários do Attenboroug .. onde os animais estão quase perto (HD, caraças) e se comportam como é suposto comportarem-se: na natureza, em liberdade, não numa tenda em Lisboa, ao frio do Natal”

Nuno Markl utilizou o seu Instagram, na última terça-feira, para elogiar o facto de Marcelo Rebelo de Sousa ter promulgado o diploma que proíbe animais selvagens no circo.

 “Finalmente. Ainda há uns tempos lia uma entrevista com o Miguel Chen (do Circo Chen) em que ele próprio admitia que os animais não são necessários para fazer um bom espetáculo de circo (veja-se a demonstração de criatividade, habilidade e engenho humano que é, por exemplo, o Cirque du Soleil)”, começou por escrever o comediante.

“Dirão: então nesse caso têm de acabar com os Jardins Zoológicos também. Talvez. Mas pelo menos alguns Jardins Zoológicos ainda vão reintroduzindo algumas espécies em extinção na natureza, coisa que não creio que algum circo tenha feito. Dirão: ‘Então e as crianças, como vão ter a oportunidade de ver estes animais de perto?’. Não têm. Isso é pura arrogância de espécie. As crianças podem ver os documentários do Attenborough, do National Geographic ou da DisneyNature, onde os animais estão quase perto (HD, caraças) e se comportam como é suposto comportarem-se: na natureza, em liberdade, não numa tenda em Lisboa, ao frio do Natal”, concluiu.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Finalmente. Ainda há uns tempos lia uma entrevista com o Miguel Chen (do Circo Chen) em que ele próprio admitia que os animais não são necessários para fazer um bom espectáculo de circo (veja-se a demonstração de criatividade, habilidade e engenho humano que é, por exemplo, o Cirque du Soleil). Dirão: então nesse caso têm de acabar com os Jardins Zoológicos também. Talvez. Mas pelo menos alguns Jardins Zoológicos ainda vão reintroduzindo algumas espécies em extinção na natureza, coisa que não creio que algum circo tenha feito. Dirão: “Então e as crianças, como vão ter a oportunidade de ver estes animais de perto?”. Não têm. Isso é pura arrogância de espécie. As crianças podem ver os documentários do Attenborough, do National Geographic ou da DisneyNature, onde os animais estão quase perto (HD, caraças) e se comportam como é suposto comportarem-se: na natureza, em liberdade, não numa tenda em Lisboa, ao frio do Natal.

A post shared by Nuno Markl (@nunomarkl) on