«O teu abraço é o melhor lugar do mundo para alguém»

Esta frase, que me foi enviada pela Carla, estava afixada numa árvore, em Benfica, e diz: «O teu abraço é o melhor lugar do mundo para alguém».

Realmente, um abraço é muito importante. É com um abraço que acolhemos aqueles de quem mais gostamos, que lhes demonstramos, fisicamente, o quanto são importantes para nós e lhes mostramos que têm um lugar muito especial dentro de nós, no espaço das nossas emoções. Abraçar alguém é acolher um amigo nos nossos braços, envolvê-lo com o calor do nosso corpo, com toda a emoção da nossa alma. Um abraço vale mais, muito mais, que mil palavras, porque, com um abraço, damo-nos aos outros e acolhemo-los em nós.

Também o facto de a frase estar afixada numa árvore é, só por si, algo muito bonito.

A própria frase é poética, porque um abraço ser «o melhor lugar do mundo para alguém» é uma imagem de uma grande beleza, que encerra uma grande ternura. Abraçar é dar amor com os braços, é dar conforto, paz, proteção.

Como explica o psicanalista brasileiro Aldo Christiano: «No nosso sistema neuroendócrino, o abraço age no equilíbrio físico de 3 sistemas interligados intimamente. (…) O primeiro, sistema límbico, que se situa dentro do sistema nervoso central, se une ao sistema imunológico, o da defesa, e estes dois se abraçam ao terceiro, o endócrino, produtor das nossas hormonas. (…) As sensações e a proteção desses 3 sistemas diferentes, que funcionam “como a engrenagem do relógio”, são sentidos como bem-estar e são produzidos por um simples abraço».

Diz o cantor Jota Quest, também brasileiro, que «o melhor lugar do mundo / É dentro de um abraço / (…) // Tudo o que a gente sofre / Num abraço se dissolve / Tudo que se espera ou sonha / Num abraço a gente encontra». E tudo isto porque um abraço tem o condão de parar o tempo, de se tornar poesia.

Pablo Neruda, num poema, diz: «Em teu abraço eu abraço o que existe / a areia, o tempo, a árvore da chuva / E tudo vive para que eu viva».

Receber um abraço é sentirmo-nos bem, é sentirmos o calor de outra pessoa, o seu cheiro, o bater do seu coração. Receber um abraço é sentir que todo o universo conspira para sermos felizes. Receber um abraço é sentir mais amor, sem favor!

 

Maria Eugénia Leitão