Infarmed alerta para risco de embolia pulmonar em medicamento utilizado no tratamento de artrite reumatóide

Em causa está o medicamento  medicamento Xeljanz

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), alertou esta quinta-feira para o risco de embolia pulmonar associado ao aumento da dose do medicamento Xeljanz, utilizado no tratamento de artrite reumatóide.

“Após análise dos resultados preliminares de um estudo para avaliação do risco cardíaco ou circulatório do medicamento Xeljanz (estudo A3921133) foi identificado um aumento do risco de embolia pulmonar associado ao aumento da dose do medicamento Xeljanz (tofacitinib)”, refere uma nota publicada no site oficial do Infarmed, informando ainda que este estudo ainda está a decorrer e não abrange Portugal.

“Os resultados preliminares deste estudo revelaram um aumento do risco de embolia pulmonar em doentes que tomaram 10 mg de tofacitinib duas vezes ao dia", acrescenta.

“Este medicamento está autorizado, na União Europeia, para o tratamento de adultos com artrite reumatóide moderada a grave, artrite psoriática e colite ulcerosa moderada a grave”, lê-se.

Até que o estudo esteja concluído, a Autoridade aconselha os doentes a não interromperem o tratamento nem a alterarem a dose sem antes falar com um médico e a tomarem atenção a determinados sintomas como “dificuldades respiratórias, dor no peito ou na parte superior das costas, tosse com sangue, transpiração excessiva ou pele azulada”.

O Infarmed recomenda ainda aos profissionais de saúde que, no tratamento da artrite reumatoide Xeljanz (tofacitinib), prescrevam apenas a dose de 5 mg, duas vezes ao dia.

“A Pfizer em articulação com a EMA e com o Infarmed, iniciou hoje a divulgação de uma comunicação dirigida aos profissionais de saúde com informação sobre os resultados preliminares do estudo e das atuais recomendações relativas ao tratamento”; conclui o Infarmed.