João Vasconcelos: O grande impulsionador de projetos tecnológicos e de startups

A notícia da sua inesperada morte, durante a noite de segunda-feira, foi recebida com estupefação. João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria do Governo de António Costa, morreu aos 43 anos João Vasconcelos, vítima de um ataque cardíaco. 

Segundo apurado pelo jornal i, na semana passada João Vasconcelos tinha-se dirigido a um hospital privado por se ter sentido mal, mas acabou por ir para casa. Vasconcelos foi um dos principais responsáveis por trazer a Web Summit para o nosso país, conhecido por ser um adepto das tecnologias e um grande impulsionador de projetos tecnológicos e de startups.

O ex-secretário de Estado da Energia, também militante socialista, saiu do Governo em julho de 2017 por causa do famoso ‘Galpgate’. Vasconcelos, juntamente com Rocha Andrade e Jorge Costa Oliveira, foi constituído arguido pelo Ministério Público no processo que investigava o pagamento pela Galp Energia de viagens, refeições e bilhetes para diversos jogos da seleção nacional no Campeonato Europeu de Futebol de 2016 – um processo que acabou por ser arquivado. Quando saiu do Governo, escreveu: «Tenho 41 anos, estou a meio da minha vida e agora quero dedicar-me mais à minha família. Mas tal como aconteceu nos últimos 25 anos, podem contar sempre com o meu contributo para melhorar a minha comunidade e o meu país. Até porque quero continuar a ter a certeza que a minha filha terá sempre muito orgulho em tudo o que eu fiz, e que viva num Portugal melhor». Entretanto, foi novamente pai, deixando um filho bebé nascido em julho do ano passado.

Foi também fundador e diretor executivo da Startup Lisboa – Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 até 2015, e responsável pelo LIDE Empreendedorismo – associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas.

João Vasconcelos foi também adjunto e assessor do gabinete do primeiro-ministro José Sócrates, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 e 2011. Entre 1999 e 2005 ocupou o cargo de vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). Administrou ainda diversas empresas familiares nos setores do turismo e serviços, tendo ainda sido mentor de vários programas de aceleração empresarial, nomeadamente o Startup Pirates, Founder Institute, Lisbon Challenge e Seedcamp.

Nascido em 1976, era «filho e neto» de emigrantes, escreveu na sua página do Facebook, que se tornaram empresários do setor do turismo e dos serviços, contava a Forbes em 2016. Defendeu até ao fim a ideia de apresentar novas ideias e, acima de tudo, na necessidade da inovação constante. «Há uma analogia que podemos utilizar para aquilo que estamos a fazer aqui: imagine uma box de assistência numa corrida de Fórmula 1. Nós somos isso. Não somos o carro nem os pilotos, mas eles têm de parar cá para trocar pneus, para pôr combustível. Ajudamo-los a fazer os upgrades para o ano que vem, a ver o que é que as outras equipas estão a fazer na estratégia da corrida. Damos-lhes formação, mas não somos nós que estamos a conduzir os carros. Isso devem ser os empreendedores, mesmo que se vão estampar na primeira curva. O nosso papel é o de assistência para quem está a correr», disse numa entrevista ao Observador.

As reações à sua morte prematura não se fizeram esperar. «Teve grande influência na Web Summit em Portugal e em tantas outras iniciativas a favor da inovação e do empreendedorismo moderno. A melhor forma de o homenagearmos é darmos visibilidade aos exemplos de êxito empresarial», notou Marcelo Rebelo de Sousa. Já Fernando Medina lembrou a «sua energia, alegria e capacidade de agregação para o empreendedorismo e economia digital [que] eram hoje ímpares no nosso país». Também Paddy Cosgrave, cabeça da WebSummit, sublinhou que João Vasconcelos «fez uma quantidade enorme de coisas para promover as startups portuguesas».

Na quinta-feira, a Startup Lisboa anunciou que ia criar um prémio de homenagem ao ex-secretário da Indústria, destinado a «reconhecer e premiar anualmente, de entre os empreendedores das atuais startups e alumnis da Startup Lisboa, aquele que se destaque pelas suas contribuições para a comunidade de startups e para o ecossistema nacional».
No domingo, dois dias antes de morrer, o ex-secretário de Estado escreveu um post no Facebook em que falava de emoções. «Quanto mais tempo passamos online mais valorizamos tudo o que é offline, a natureza, as emoções, a arte, a cultura, a manufatura, tudo o que nos transmite sentimento. Bom domingo, aproveitem o digital e usem-no como ferramenta para valorizar o analógico. Agora, vou passear que está um dia fabuloso».

O funeral realizou-se na quarta-feira, dia 27 de março, em Gafanhão, no concelho de Castro Daire.