Terceira morte confirmada por surto de cólera em Moçambique

As autoridades de saúde moçambicanas anuciaram esta sexta-feira a terceira morte causada pelo surto de cólera que se seguiu à passage do ciclone Idai

Terceira morte confirmada por surto de cólera em Moçambique

As duas primeiras mortes foram registadas na última semana, nos distritos de Beira e Dondo. Hoje foi anunciada a terceira morte, que aconteceu no distrito de Nhamatanda, na zona oeste da província de Sofala.

Este surto de cólera, provocado após a passagem do ciclone Idai, já infetou mais de duas mil pessoas, sendo que 94% destas têm sido curadas.

Ainda assim, o número de infeções é bastante superior aos surtos que geralmente ocorrem durante a época das chuvas. A destruição provocada pela passagem do ciclone Idai terá agravado as condições de higiene e sanitárias, provocando um aumento da incidência dos casos de cólera naquela região.

Ainda segundo dados apresentados esta sexta-feira, pelo menos 217 mil pessoas já foram vacinadas contra esta doença, numa campanha que arrancou quarta-feira e que já cumpriu 26% do seu objetivo total.

Recorde-se que o ciclone Idai provocou até ao momento 598 mortes e afetou 1,4 milhões de pessoas em Moçambique, de acordo com o ultimo balaço das autoridades.