Governo anuncia contratação de 1000 técnicos superiores

Governo quer “revitalizar o corpo técnico da Administração Pública”

O Governo anunciou que irá contratar este ano mil novos técnicos superiores para a aAdministração Pública.

"O Ministro das Finanças aprovou o contingente para o mapa anual global consolidado de recrutamentos autorizados para a Administração Pública, que prevê a contratação de 1.000 novos técnicos superiores em 2019", refere o comunicado do Ministério liderado por Mário Centeno.

"Este mapa corresponde às prioridades de recrutamento e pretende revitalizar o corpo técnico da Administração Pública, reforçando através de novos trabalhadores com formação académica superior os órgãos ou serviços que, nas diversas áreas governativas, se dedicam à conceção, planeamento, monitorização e avaliação de políticas públicas", acrescenta a nota oficial.

A tutela salvaguarda que este mapa "não esgota o recrutamento de trabalhadores destinados a satisfazer as necessidades da Administração Pública" e que "poderão ocorrer outros recrutamentos em casos excecionais, devidamente fundamentados", para além dos limites estipulados.

Tendo em conta as necessidades de várias entidades, a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas — INA irá abrir um concurso de recrutamento centralizado. "Esta decisão de recrutamento centralizado não só garante a racionalização de meios e a subsequente capacitação inicial dos trabalhadores, como assegura a simplificação, agilização e transparência do processo", lê-se no comunicado.