GNR multa mais de 600 condutores por uso de telemóvel ao volante

Objetivo da operação é diminuir o “risco de ocorrência de acidentes”

A GNR multou mais de 600 condutores por uso de telemóvel ao volante, no âmbito da operação ‘Smartphone, Smartdrive’.

Em comunicado, a autoridade revela que foram fiscalizados cerca de 29 mil condutores, dos quais 646 foram multados pelo uso do telemóvel enquanto conduziam. Entre os números, destaca-se ainda os 2.522 condutores que foram advertidos pelo excesso de velocidade e os 427 condutores que foram detidos por conduzirem “com excesso de álcool” no sangue.

O documento adianta ainda que entre 6 e 12 de maio, a GNR “intensificou a fiscalização ao uso indevido do telemóvel durante a condução”. Objetivo? “Contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores”.

“A utilização incorreta e o manuseamento de telemóveis, tablets, ou dispositivos similares, para a realização de chamadas, envio de mensagens escritas ou consulta de redes sociais, durante a condução acarreta riscos associados”, entre os quais distração visual e cognitiva e “limitação motora”, lembra a autoridade.

A GNR conclui dizendo que durante este ano “vai continuar a exercer uma fiscalização intensiva e terá uma especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores, sobretudo os que ponham em causa a sua segurança e a de terceiros”.