Desporto

Bracarense percorre de bicicleta maior estrada europeia

Um bracarense começará nesta terça-feira a percorrer de bicicleta aquele que é a maior estrada europeia, Estrada Nacional 2, que liga Chaves (Trás-os-Montes) a Faro (Algarve).

Avelino Ferreira, de 51 anos, natural e residente em Braga, casado, com dois filhos, fez a viagem a pedal, “pelo prazer de andar de bicicleta” e ao mesmo tempo “homenagear esta estrada mítica algo esquecida que é a Estrada Nacional 2, percorrendo o país de lés a lés”.

O percurso completo da Estrada Nacional 2, num total de 738 quilómetros, que Avelino Ferreira conhece bem, demora em princípio quatro dias a pedalar, após esta segunda-feira ter ido de Braga até Chaves, também sempre de bicicleta, para começar a longa viagem.

A maior estrada europeia, a EN2 e a terceira mais longa do mundo, logo a seguir à Route 66 norte-americana e à Ruta 40 argentina, além da única estrada nacional que atravessa Portugal, pelo que percorrer toda aquela via “é uma experiência indescritível”, salientou.

A Estrada Nacional 2 é a “espinha dorsal” de Portugal, de lés a lés, de Chaves a Faro, ao longo de 35 concelhos, pertencentes a onze distritos, começando em Trás-os-Montes até ao Algarve, passando pelas Beiras e pelo Alentejo, percorrendo quatro serras e onze rios.

Avelino Correia tem envolvido outros ciclistas nos seus desafios e este ano constituiu já uma equipa patrocinada, pelo Grupo Socicorreia, cuja primeira atividade será percorrer a Costa Vicentina, para demonstrar “a todos os portugueses o prazer de andar em bicicleta”.