INE não vai incluir questão étnico-racial nos Censos de 2021

O Grupo de Trabalho criado em 2018 pelo Governo recomendou a inclusão de uma questão sobre a origem/pertença étnico-racial nos próximos censos.

O INE, Instituto Nacional de Estatística, decidiu a não incorporação de uma questão sobre a origem/pertença étnico-racial, ao contrário da apreciação que foi divulgada pelo Grupo de Trabalho Censos 2021 criado pelo Governo, avançou esta segunda-feira o organismo numa conferência de imprensa na sede do instituto. 

"A recolha desta informação não é passível de ser efectuada com os níveis de qualidade desejados nesta operação e por representar um risco para a realização da operação censitária como um todo", pode ler-se no comunicado disponibilizado à comunicação social. 

A recomendação para a não incorporação desta pergunta nos Censos foi dada pelo Conselho Superior de Estatística.

Contudo, Francisco Lima, presidente do Conselho Directivo, anunciou que o INE irá realizar um inquérito piloto relativo apenas a esta questão e que, eventualmente, irá avançar com um inquérito à população portuguesa. 

"O INE reconhece a necessidade destes dados e quer encontrar um método para conhecer melhor a discriminação e desigualdade na sociedade portuguesa", afirmou em declarações aos jornalistas.