Barcelos faz homenagem a antigo ministro Miguel Macedo

O ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, foi homenageado em Barcelos, durante a cerimónia evocativa do 98º aniversário da Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Barcelinhos.

Miguel Macedo, agradeceu a homenagem e recordou os tempos difíceis de governação ‘troikiana’, referindo que “tentei fazer o meu melhor em circunstâncias complicadas, acho que nessa altura éramos todos bombeiros, mas não fizemos tudo aquilo que queríamos”.

Mas o comandante dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, José Beleza, considerou Miguel Macedo como “um verdadeiro bombeiro, porque foi sempre muito sensível para a questão dos bombeiros”.

A cerimónia ficou marcada pela bênção de seis novas viaturas, num investimento de 300 mil euros, sendo que acerca da operacionalidade, o comandante daquela corporação, José Beleza, também vereador da Câmara de Barcelos, referiu que o parque de viaturas passa agora a dispor de mais dois veículos de combate a incêndios florestais, uma ambulância de pré-socorro, uma viatura de transporte de doentes não urgentes, uma embarcação semirrígida e uma moto de água.

A curto prazo o quartel prepara o alargamento com mais um hangar e heliporto e terá um ginásio, ainda segundo José Beleza agradecendo igualmente “a todos os beneméritos, associados, entidades e amigos dos bombeiros pela ajuda que nos dão, nomeadamente na aquisição de viaturas”.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Maria Armandina Saleiro, enalteceu o papel do voluntariado naquele que é um dos maiores concelhos do país, afirmando que “ser de elevada importância o trabalho desta corporação para o concelho de Barcelos, que faz um serviço de proximidade junto da população enorme, Barcelos estará sempre grata às centenas de voluntários que se dedicam aos bombeiros”.