Desportista envolvido em polémica depois de arrancar com os dentes cabeça de galo vivo | Vídeo

Bixente Larralde foi alvo de uma queixa por parte de uma fundação

Bixente Larralde, campeão de pelota basca – um desporto originário do País Basco -, está envolvido em polémica, depois de ter sido filmado a arrancar a cabeça de um galo vivo com os dentes.

O vídeo terá sido gravado em junho, na comuna francesa de Hasparren, mas tornou-se agora viral depois de várias associações se insurgirem contra o mesmo em defesa dos animais.

A fundação francesa Brigitte Bardot foi uma das primeiras a criticar o desportista e a considerar que as imagens são “chocantes e repugnantes”.

"É sempre chocante e repugnante em 2019 ver pessoas a matar animais por diversão. Este homem pode ser um exemplo para os jovens, portanto, não podemos deixar que este ato fique impune", disse o porta-voz da fundação, revelando ainda que vai avançar com um processo contra Bixente Larralde.

Também a associação francesa Alliance Anticorrida criou uma petição, que conta já com milhares de assinaturas, para que o desportista seja expulso da Federação de Pelota Basca de França.

Nas imagens ouvem-se os risos e os gritos de vários presentes, bem como várias garrafas de vinho, o que terá gerado alguma especulação sobre o facto de Bixente Larralde estar alcoolizado.

Em reação, o desportista limitou-se a dizer que assume o seu erro.

Atenção: As imagens que se seguem podem ferir a sensibilidade dos leitores.