Incêndio florestal continua a lavrar em Ovar

Estao cerca de duas centenas e meia de operacionais, com sete dezenas de viaturas, no local.

O incêndio florestal que começou ao início da tarde desta quinta-feira continua a lavrar, mas já está dominado, embora mantendo alguns reacendimentos, entre os concelhos de Ovar e Santa Maria da Feira,  na zona norte do distrito de Aveiro.

A meio da tarde foram evacuadas várias casas de primeira habitação, por questões de prevenção, ao todo cerca de duas dezenas de residências, no lugar de Bustelo, da freguesia de Válega, concelho de Ovar, bem como um acampamento de famílias de etnia cigana, na localidade de Quintas de Guilhovai, da freguesia de São Vicente de Pereira, concelho de Ovar.

Estao cerca de duas centenas e meia de operacionais, com sete dezenas de viaturas, tendo sido interrompidos ao final da tarde os trabalhos de sete meios aéreos de várias tipologias, num teatro de operações situado entre a A1 (a Este) e a A29 (a Oeste) cujo epicentro das chamas é praticamente inacessível por meios terrestres.

A Autoestrada A1 chegou a estar cortada ao trânsito em ambos os sentidos, durante a tarde desta quinta-feira, mas já se circula normalmente, tal como na Autoestrada A29, que fica no outro extremo oposto ao foco do incêndio florestal.

O INEM e a Cruz Vermelha Portuguesa, tal como muitas corporações de todo o distrito de Aveiro entraram de prevenção,  tendo ambas as instituições equipas de prevenção instaladas junto ao Posto de Comando, situado numa zona charneira dos concelhos de Ovar (freguesia de São João de Ovar) e Santa  Maria da Feira (freguesia de São Miguel do Souto).

O presidente da Câmara Municipal de Ovar,  Salvador Malheiro, também vice-presidente nacional do PSD, mantém-se a acompanhar as operações.