Mais de 100 concelhos em risco máximo de incêndio

Portugal está em alerta vermelho devido às temperaturas elevadas

Mais de 100 concelhos de 13 distritos de Portugal continental apresentam esta sexta-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos em maior risco são Faro, Beja, Leiria, Aveiro, Porto, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Coimbra, Guarda, Braga, Viseu e Bragança.

Sublinhe-se que devido ao risco agravado de incêndio causado pelo calor previsto para os próximos dias, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) decretou na quinta-feira o alerta vermelho para 10 distritos de Portugal: Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.

Em conferência de imprensa realizada ontem, a ANEPC lembrou os portugueses das medias restritivas que estão em vigor em relação ao uso de fogo.

“Estão proibidas todas as queimas e queimadas nos distritos visados por este alerta, está proibido o fogo-de-artifício, está proibido também determinado tipo de trabalhos agrícolas, sobretudo, obviamente, nas zonas rurais, nas zonas florestais".