Maratona. Kipchoge fez história… mas não vai contar oficialmente

O atleta queniano foi o primeiro a completar a prova em menos de duas horas, mas a corrida não foi homologada pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF)

Eliud Kipchoge, recordista mundial da maratona, tornou-se este sábado o primeiro atleta da história a correr os 42,195 quilómetros abaixo das duas horas (1:59.40,2). O atleta queniano, de 34 anos, conseguiu o extraordinário feito em Viena, numa corrida em solitário preparada para o desafio INEOS 1.59.

O problema é que este evento não é oficial e, por essa razão, o assombroso registo conseguido por Kipchoge não será homologado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Por essa razão, o recorde do mundo da distância continuará a ser de 02:01.39 horas, conseguido pelo mesmo Eliud Kipchoge em setembro do ano passado, em Berlim.

"É diferente correr em Berlim e correr em Viena. Correr em Berlim é para vencer e bater um recorde mundial, Viena é como ir à Lua", atirou o queniano, campeão do mundo dos 5000 metros em 2004 e vencedor de dez maratonas, entre as quais as de Chicago, Londres e Berlim. "Sinto-me bem, fazer história era o meu objetivo. Fez-se história outra vez, 65 anos depois. Roger Bannister entrou na história em 1954 e passados 63 anos comecei a tentar e não tive logo sucesso", realçou Kipchoge, recordando o feito do britânico Roger Bannister, que em 1954, foi o primeiro atleta a correr a milha (1,60934 metros) em menos de quatro minutos, e aludindo também à sua tentativa a 6 de maio de 2017, no circuito automobilístico de Monza, quando falhou o objetivo por 26 segundos. "Sou o homem mais feliz do mundo, por ter conseguido correr em menos de duas horas e poder inspirar muitas pessoas, para dizer que o ser humano não tem limites. Espero que haja mais atletas a conseguir baixar das duas horas a partir de hoje”, completou.

Campeão olímpico no Rio de Janeiro, em 2016, Kipchoge começou a correr às 08h15 locais (07h15 em Lisboa), atrás de um carro "corta-vento" e marcador de tempo [pacer] e constantemente "escoltado" por 41 atletas de topo, que cumpriram a missão de "lebres" por turnos. Kipchoge cumpriu quatro vezes um circuito plano de 9,9 quilómetros a um ritmo constante de dois minutos e 50 segundos por quilómetro, ou seja, a uma velocidade de 21 quilómetros por hora.