Motoristas da Uber desligam a aplicação depois de empresa baixar os preços

Em causa está uma redução dos preços das viagens que entrou em vigor esta sexta-feira.

Um grupo de motoristas da Uber convocou, através das redes sociais, uma ação de protesto para este fim de semana contra a redução dos preços pela plataforma eletrónica.

Segundo um motorista que trabalha no Porto, contactado pela agência Lusa, a paralisação agendada para sábado, domingo e segunda-feira acontece na sequência da redução de preços anunciada pela empresa aos motoristas. Esta redução entrou em vigor esta sexta-feira, tendo apenas sido anunciada esta quinta-feira.

Assim, os motoristas são ‘convidados’ a desligar a aplicação durante três dias. Segundo a agência Lusa, isso já aconteceu no Porto esta sexta-feira.

Está ainda marcada para segunda-feira, em Lisboa, pelas 10h um encontro para os motoristas, que vão partir do local até ao ‘green hub’ da uber nas Amoreiras.

Numa petição online é também explicado que, “para seu bel-prazer”, a Uber baixou as tarifas “em cerca de 10% mantendo a taxa de intermediação máxima permitida por lei (25%) com um aviso prévio de apenas seis horas, ou seja, informaram por volta das 18h00 a alteração de tarifas a vigorar a partir" desta sexta-feira.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da Uber esclareceu que “os motoristas podem escolher livremente estar ligados à aplicação, sendo que a Uber não impõe qualquer limitação nesse aspeto", competindo à empresa "oferecer o melhor valor possível tanto a motoristas como utilizadores", para poder "continuar a contar com a preferência de ambos".

A mesma fonte garantiu que os novos preços “vão tornar o preço mais acessível para utilizadores” de forma a estabelecer um equilíbrio "essencial para que a mobilidade partilhada possa ser uma alternativa efetiva ao carro particular e continue a ser uma oportunidade económica atraente para parceiros e motoristas".