Sociedade

Linha Saúde 24 já recebeu três chamadas por causa do novo coronavírus

Em causa estão pessoas vindas da China.

Linha Saúde 24 já recebeu três chamadas por causa do novo coronavírus

A linha Saúde 24 já recebeu três chamadas de utentes oriundos da China, devido a sintomas suspeitos de coronavírus - que teve origem na região chinesa de Wuhan - revelou, esta sexta-feira, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.

“Já tivemos três chamadas, três casos possíveis, um deles esta noite, de pessoas que tinham preocupação perante sintomas e vinda da China", disse Graça Feitas, em declarações reproduzidas pela TVI24, revelando ainda que o último contacto foi “na última noite”.

De acordo com a responsável, os casos não passaram de suspeitas e, por isso, foram excluídos de observação médica.

“Esses casos não foram validados [como vírus], não passaram pelo crivo médico", explicou, garantindo ainda que em Portugal estão a ser tomadas todas as medidas preventivas e estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS):

“Se o risco escalar, teremos de escalar as medidas", admitiu.

Recorde-se que, esta quinta-feira, a TVI24 avançou que os passageiros oriundos de voos da China não foram alvo de rastreio quando chegaram ao aeroporto de Lisboa, tendo sido analisados apenas antes de embarcarem.

À mesma estação televisiva, a ANA Aeroportos refere que o controlo é da responsabilidade da Direção-Geral da Saúde (DGS), que garante estar a seguir o protocolo da OMS, que recomenda que o rastreio seja feito apenas nos aeroportos chineses.

Recorde-se que o 2019-nCoV já fez 26 vítimas mortais e infetou 830 pessoas, segundo dados atualizados esta sexta-feira. Em Portugal, foram ativados os protocolos necessários para situações do género, tendo assim sido reforçada a linha Saúde 24, através do número 800242424.

Os comentários estão desactivados.