Marcelo condena insultos racistas a Marega

Presidente apela ao bom senso para que se “evitem escaladas que violem valores básicos” da comunidade portuguesa.

Marcelo Rebelo de Sousa condenou, esta segunda-feira, os insultos racistas de que Marega, jogador do FC Porto, foi alvo, este domingo, no jogo frente ao Vitória SC, em Guimarães. O Presidente da República realçou que a Constituição Portuguesa é “muito clara” na condenação do racismo e apelou ao “bom senso”.

"A Constituição da República Portuguesa é muito clara na condenação do racismo, assim como de outras formas de xenofobia e discriminação, e o povo português sabe, até por experiência histórica, que o caminho do racismo, da xenofobia, e da discriminação, além de representar a violação da dignidade da pessoa humana e dos seus direitos fundamentais, é um caminho dramático em termos de cultura, civilização e de paz social", disse Marcelo Rebelo de Sousa, citado pela agência Lusa, acrescentando ainda que só pode "condenar, como sempre, veementemente, todas as manifestações racistas, quaisquer que sejam".

O chefe de Estado apelou "à ética, ao sentido cívico e ao bom senso, para que se evitem em Portugal escaladas que violem valores básicos da nossa comunidade e só possam contribuir para a divisão fratricida entre os portugueses".

Recorde-se que foi pouco depois de marcar o golo que colocou de novo o FC Porto em vantagem (e que fixou o resultado final, 1-2) que o portista Moussa Marega interrompeu subitamente o jogo, como forma de protesto contra os insultos racistas que vinha recebendo das bancadas. Os outros jogadores e o treinador, Sérgio Conceição, chegaram a tentar demovê-lo, mas sem sucesso.

{relacionados}