Duas escolas na Amadora fecham portas após dois alunos terem acusado positivo para Covid-19

Comunidade escolar vai ficar em isolamento social profilático por um período de 14 dias, sendo o garantido por telemedicina.

A Escola Secundária da Amadora e a Escola Básica 2,3 Roque Gameiro, também naquele concelho, estão encerradas a partir desta segunda-feira e até 20 de março, na sequ~´encia de terem sido confirmados dois novos casos de coronavírus, anunciou a direção do agrupamento.

Segundo um comunicado assinado pelo delegado de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Amadora e pelo diretor do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, foram identificados diagnosticados dois estudantes: um aluno na Escola Básica Roque Gameiro e outro na Escola Secundária da Amadora.

"Em face da situação epidemiológica e com o objetivo de contenção, determina-se o encerramento das duas escolas e o consequente isolamento social profilático voluntário de toda a comunidade escolar, por um período de 14 dias", lê-se no comunicado.

Recorde-se que na quarta-feira, tinha sido confirmada a infeção por coronavírus de uma professora que lecionava em ambas a sescolas, obrigando a colocar em isolamento cinco turmas da escola básica e uma da Escola Secundária da Amadora.

As autoridades de saúde fizeram ainda saber que a Unidade de Saúde Pública do ACES Amadora vai acompanhar o estado de saúde de toda a comunidade escolar, sendo o acompanhamento garantido por telemedicina.