Liga portuguesa tem de estar terminada até final de julho

Portugal tem de apresentar à UEFA até ao dia 3 de agosto os nomes dos clubes que vão disputar as competições europeias na próxima época.

Liga portuguesa tem de estar terminada até final de julho

Disputar os campeonatos profissionais na íntegra continua a ser o primeiro plano para a UEFA, que pretende que os títulos nacionais (bem como as descidas e as subidas) sejam entregues da forma tradicional.

No caso da Liga portuguesa, a prova terá que estar terminada até finais de julho, uma vez que Portugal terá que apresentar até ao dia 3 de agosto os nomes dos clubes que vão disputar as competições europeias na próxima temporada.

Esta é a principal conclusão que saiu da reunião entre o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e os presidentes da Liga e dos clubes das competições profissionais, realizada ontem, após o encontro entre o organismo presidido por AleksanderČCeferin com as suas filiadas devido à pandemia do novo coronavírus. Para levar o plano mais otimista para a frente, os jogos à porta fechada até ao final da temporada deverão ser uma realidade.

Desta forma, e só se não for possível retomar – e concluir – as várias competições até ao início de agosto serão tomadas medidas excecionais.

Recorde-se que por cá, FC Porto e Benfica são os dois candidatos ao título, com os azuis-e-brancos a liderarem atualmente a prova com mais um ponto do que os encarnados. Faltam disputar 10 jornadas até ao final do campeonato.

No pior cenário, e se o novo coronavírus não permitir entretanto que a decisão seja terminada no campo, cada federação e liga de cada país terá de encontrar outras alternativas para apurarem os seus representantes europeus até à data definida pela UEFA.

Já no que respeita às competições europeias, caso da Liga dos Campeões e da Liga Europa, e até nova ordem em contrário, as mesmas vão continuar suspensas – de resto, as provas de 2020/21 podem começar só em outubro.

Outro dos temas mais urgentes num futuro próximo prende-se com a janela de transferências, que a UEFA já fez saber que será prolongada, embora ainda tenha sido divulgada a nova data. 

Já relativamente ao fair-play financeiro e ao licenciamento dos clubes, o comité executivo da organização suspendeu a avaliação sobre os mesmos para a próxima temporada.