EUA. Tornado mortífero em plena pandemia

Mas de 900 mil casas estiveram sem eletricidade, no rescaldo de tempestades e tornados que devastaram o sul dos EUA, fazendo pelo menos 19 mortos.

Mais de 900 mil casas estiveram sem eletricidade no sul dos Estados Unidos, esta segunda-feira, após tornados atravessarem o Louisiana, Texas e Mississippi, este fim de semana, ao mesmo tempo que fortes tempestades devastavam o Alabama e na Georgia. O saldo vai em pelo menos 19 mortos e o Alabama já levantou temporariamente as restrições devido à pandemia, que teriam impedido pessoas de se juntarem em abrigos.

"Onde havia casas, elas agora não estão lá", contou Greg Sanford, encarregue da resposta a calamidades no Mississipi, à CNN. "Este tornado provavelmente atingiu o solo ao longo de quase 100 milhas [cerca de 161 quilómetros]", acrescentou Gene Normal, o metereologista do canal norte-americano. "O sudeste continua sob ameaça de mais tornados múltiplos, perigosos e destrutivos", durante segunda-feira, avisou.

Entretanto, multiplicam-se as fotos da devastação nas redes sociais. Uma delas, publicada pela metereologista e caça-tempestades Molly McCollum, mostrava uma casa inteira no meio da estrada, em Upson, na Georgia.

 

Upson County pic.twitter.com/fFg9EIMhiv

— Molly McCollum (@WXMolly) April 13, 2020