Detetado foco de covid-19 no IPO de Lisboa

Oito profissionais de saúde e 12 doentes infetados.

Detetado foco de covid-19 no IPO de Lisboa

O Instituto Português de Lisboa Francisco Gentil (IPO de Lisboa) confirmou a informação sobre a existência de um foco de covid-19, revelada momentos antes pela diretora-geral da saúde.

Oito profissionais de saúde e 12 doentes internados no Serviço de Hematologia no IPO de Lisboa acusaram positivo para o coronavírus, segundo um comunicado daquela entidade.

Os casos foram diagnosticados no âmbito das ações de rastreio e das medidas de contenção realizadas pelo IPO. Foram já realizados cerca de seis mil testes, tendo sido testados 2.700 doentes e mais de 1.500 prestadores, incluindo profissionais externos.

O IPO Lisboa informa que "acionou imediatamente as medidas de contenção previstas no seu plano de contingência, tendo os doentes com infeção já tido sido transferidos para outras unidades do Serviço Nacional de Saúde, encontrando-se em situação clínica estável".

Os doentes do Serviço de Hematologia com resultados negativos permanecem internados no IPO Lisboa.

"O Hospital mantém o normal funcionamento, devendo os doentes manter as consultas e os tratamentos agendados que estão a ser prestados em condições de segurança", lê-se ainda no mesmo comunicado.