Uso de máscaras obrigatório ao ar livre? “É uma hipótese sempre em aberto”

Graça Freitas explicou, esta quarta-feira, que nem o Governo nem a Direção-Geral da Saúde têm “qualquer problema” em alargar a medida que agora vigora nos espaços fechados, mas que, para isso, “é preciso sustentabilidade científica”.

Uso de máscaras obrigatório ao ar livre? “É uma hipótese sempre em aberto”

Graça Freitas admitiu, esta quarta-feira, que tanto o Governo como a Direção-Geral da Saúde (DGS) não têm "qualquer problema" em expandir o uso obrigatório de máscaras ao ar livre, alargando assim a medida tomada para os espaços fechados.

A diretora-geral da Saúde frisou, no entanto, que, para isso acontecer "é preciso sustentabilidade científica". A resposta surgiu depois de ser questionada pelos jornalistas presentes na conferência de imprensa. A medida é "uma hipótese sempre em aberto", garantiu a responsável, lembrando que há um grupo de especializado a trabalhar nessa matéria.

Graça Freitas afirmou ainda que a DGS estava a avaliar o documento enviado depois de a OMS ter admitido que o novo coronavírus poderia ser trasmitido pelo ar. 

Apesar de garantir que a DGS não rejeita essa hipótese, a diretora-geral da Saúde lembrou que o contágio é mais fácil ocorrer em ambientes fechados, sem luz natural, com humidade e sem circulação de ar.