Beber álcool todos os dias pode aumentar risco de obesidade até 34%

Se está habituado a beber mais que meio copo de álcool por dia, tenha cuidado com o aumento do tamanho da cintura.

Descobertas reveladas no Congresso Europeu e Internacional de Obesidade de 2020 mostram que mesmo que beba apenas meio copo de álcool por dia pode aumentar o seu risco de obesidade e síndrome metabólica. Enquanto que há quem diga que um copinho de vinho por dia só faz bem, este estudo feito em 27 milhões de pessoas na Coreia do Sul, diz o contrário.

Um copo de álcool é o equivalente a aproximadamente 14 gramas de álcool puro e mesmo que beba apenas metade deste valor por dia pode estar em risco de engordar. O Dr. Hye Jung Shin, do National Medical Center em Seul afirma que meio copo de vinho por dia pode aumentar até 10% o risco de vir a desenvolver problemas de obesidade.

O estudo foi feito em mais de 14 milhões de homens e 12 milhões de mulheres com mais de 20 anos. Tendo também em conta fatores com a idade, hábito de exercício físico, se fumam ou não, salário e habilitações literárias é revelado que os homens são mais suscetíveis aos efeitos da bebida.

Os homens que consomem entre meia a uma bebida por dia, vêem o risco de obesidade e síndrome metabólica aumentar em 10%. Se tomarem até duas bebidas alcoólicas por dia o risco de obesidade aumenta para 22% e de síndrome metabólica para 25%. Se, por sua vez, tomarem mais de 2 bebidas alcoólicas diariamente o risco de se tornarem obesos aumenta para 34% e de desenvolverem síndrome metabólica para 42%. Nas mulheres estes números estão apenas entre os 9 e os 22%