Número de mortes por covid-19 pode duplicar em 2021, admite OMS

Michael Ryan admitiu que o número de óbitos pode duplicar durante o próximo ano e atingir os dois milhões.

O diretor do programa de emergências sanitárias da Organização Mundial da Saúde, Michael Ryan, afirmou, esta sexta-feira, que não se pode esperar pelo aparecimento de uma vacina contra a covid-19 e admitiu que o número de óbitos pode duplicar durante o próximo ano e atingir os dois milhões, numa conferência de imprensa, em Genebra.

O responsável salientou a importancia de utilizar as ferramentas já conhecidas para impedir a propagação do vírus como o distanciamento social e a utilização de máscara por parte da população, os tratamentos utilizados pelos profissionais de saúde e a aplicação de um processo intenso de testagem por parte das autoridades de saúde de cada país.

"É certamente um número inimaginável, mas não é impossível", admitiu o responsável. Michael Ryan sublinhou que a vacina contra o novo coronavírus ainda não foi descoberta e que é importante a população perceber que mesmo após os cientistas a descobrirem é ainda necessário um longo processo de "financiamento, distribuição e aceitação".

Michael Ryan elogiou ainda o progresso da medicina na luta contra a covid-19 e a redução na taxa de letalidade relacionada com o novo vírus. "Os médicos estão a utilizar melhor os tratamentos com oxigénio, a medicina intensiva, [medicamentos como] a dexametasona", referiu.