SIBS volta a admitir e a lamentar falhas

Em causa está a notícia do i sobre o problema técnico na rede multibanco que, entre 28 de outubro e 1 de novembro, fez evaporar o dinheiro transacionado através dos terminais de pagamento automático (TPA) das contas bancárias de comerciantes.

A SIBS emitiu um comunicado na sequência da notícia do i sobre o problema técnico na rede multibanco que, entre 28 de outubro e 1 de novembro, fez evaporar o dinheiro transacionado através dos terminais de pagamento automático (TPA) das contas bancárias de comerciantes.

A SIBS admite que o problema surgiu após “uma intervenção técnica programada, que, apesar de ter seguido todas as rotinas e processos (…) originou um constrangimento inesperado em alguns fechos contabilísticos de TPA”. “Lamentamos o sucedido, e asseguramos que estamos focados em resolver esta situação”, lê-se na nota.

O i apurou que esta situação não  é, porém, inédita, uma vez que houve clientes a reportarem, nas últimas horas, que o mesmo já lhes havia sucedido no passado mês de agosto.

Em resposta ao i, a SIBS esclarece ainda que “não teve acesso às contas dos clientes”, uma vez que esse acesso “não é possível” dentro da atividade da empresa. Ora, isto significa que a SIBS remete explicações sobre os montantes desaparecidos para os próprios bancos onde as contas estão sediadas.