Marcelo Rebelo de Sousa reuniu com a farmacêutica Moderna

O Presidente da República quis informar-se acerca da vacina desenvolvida pela Moderna. Na quinta-feira vai falar com responsáveis da Pfizer

Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido esta quinta-feira responsáveis da Moderna Therapeutics através de uma vídeoconferência, uma vez que o Presidente da República se quis informar mais sobre a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica.

“Na videoconferência, ao início da tarde, os responsáveis da Moderna Therapeutics, presentes em Washington, Boston e Londres, informaram que os resultados anunciados até agora resultam de dois terços dos testes clínicos, sendo que, referiram, a muito elevada taxa de eficácia terá sido verificada em todos os grupos testados”, refere uma nota publicada no portal da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa foi informado de que os resultados da eficácia da vacina “serão atualizados, já com os dados da totalidade dos testes”, uma vez que ainda só foram divulgados os dados provisórios, que indicam uma eficácia de 94,5%. A Moderna disse ainda que tem como objetivo “submeter rapidamente os pedidos de comercialização” às agências de controlo de medicamentos norte-americana (FDA) e europeia (EMA), “no entanto, segundo disseram, a produção e entrega das doses estão previstas só em pequenos números a partir de finais deste ano e início de 2021, e de forma escalonada e quantidades significativas ao longo do ano de 2021″, explica a nota no site.

Recorde-se que a Moderna já acordou o fornecimento de 80 milhões de doses com a Comissão Europeia para o próximo ano, sendo que está em cima da mesa o alargamento do contrato até 160 milhões de doses. Portugal deve receber uma percentagem proporcional à população residente.

O Presidente da República vai falar na quinta-feira com responsáveis da farmacêutica Pfizer, para saber mais detalhes acerca da vacina contra a covid-19 desenvolvida por este laboratório, que, segundo os resultados finais e completos do ensaio clínico em larga escala, tem uma eficácia de 95%.