Portugal já recebeu 3 mil milhões de euros do Fundo Europeu

O dinheiro é parte de uma tranche de 5,9 mil milhões de euros acordados com a Comissão Europeia

Portugal recebeu esta terça-feira uma tranche de 3 milhões de euros do Fundo Europeu no âmbito do programa SURE, criado para ajudar os países a reabilitar os setores que mais sofreram com a crise pandémica.

A informação foi avançada na rede social Twitter pelo primeiro-ministro António Costa, que fez ainda questão de referir que o governo continua determinado “na luta contra a pandemia e na mitigação dos seus efeitos sociais e económicos".

Este dinheiro é parte do total de 5,9 mil milhões de euros, acordados entre o ministro das Finanças, João Leão, a 27 de outubro, e a Comissão Europeia. Quando foi assinado o contrato de empréstimo para o programa SURE, João Leão referiu que este é "o instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência", que irá "permitir o financiamento de medidas de apoio à manutenção dos contratos de trabalho e outra despesa relativa à saúde no trabalho, no âmbito da resposta à crise provocada pela pandemia da covid-19".