Crimes de abandono animal aumentam durante a pandemia

A GNR e a PSP estão a investigar 667 casos de abandono de animais desde o início do ano e até ao final de agosto. No mesmo período do ano passado, o número não chegava aos 500.

A situação atual de pandemia da covid-19 não está a afetar apenas os humanos, segundo dados das autoridades o abandono de animais nos primeiros oito meses do ano disparou, quando comparado com os valores do ano anterior.

A PSP e a GNR estão a investigar 667 situações de abandono animal, detetados até ao final de agosto passado. No mesmo período do ano anterior, o registo não chegava aos 500 casos. 

A maioria dos casos foi reportado nas zonas de Lisboa, Porto, Setúbal e Leiria. A provedora dos animais de Lisboa, Maria Quaresma dos Reis, afirmou, em declarações ao Jornal de Notícias, que a justificação para este aumento está relacionada com um maior número de óbitos, devido à covid-19, da população mais idosa, que vivia com os seus animais, que não são depois acolhidos pelos familiares, também eles vítimas da crise financeira provocada pela pandemia.

Por outro lado, os dados, embora mostrem um aumento do abandono, também revelam que houve menos queixas de maus-tratos aos animais.