Bolsonaro considerado a pessoa mais corrupta do ano

Donald Trump não foi eleito o mais corrputo por pouco

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ganhou a categoria de crime organizado e corrupção na OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project), um consórcio composto por jornalistas investigadores e centros de média. Assim, é a pessoa mais corrupta do ano.

No entanto, foi por pouco que Donald Trump não arrecadou o primeiro lugar.

“Eleito após o escândalo da Lava Jato como candidato anticorrupção, Bolsonaro juntou-se a figuras corruptas, usou propaganda para promover sua agenda populista, minou o sistema de justiça e travou uma guerra destrutiva contra a região da Amazônia que enriqueceu alguns dos piores proprietários de terras do país”, diz o OCCRP, em comunicado.

“A família de Bolsonaro e o círculo íntimo parecem estar envolvidos numa conspiração criminosa em andamento e têm sido regularmente acusados de roubar o povo", aponta um editor do OCCRP, Drew Sullivan.

E que fatores contribuíram para esta eleição de Bolsonaro? “A destruição contínua da Amazônia está a ocorrer por causa de escolhas políticas corruptas feitas por Bolsonaro. Ele encorajou e alimentou os incêndios devastadores", disse um dos jurados do prémio, Rawan Damen, também diretor do Arab Reporters for Investigative Journalism.