Ordem dos Advogados quer que MP investigue caso do procurador europeu José Guerra

Ordem dos Advogados vai avançar com participação criminal.

Ordem dos Advogados quer que MP investigue caso do procurador europeu José Guerra

A Ordem dos Advogados (OA) informou esta quarta-feira em comunicado que vai avançar com uma participação criminal no âmbito da nomeação de José Guerra como Procurador Europeu, que apresentou um currículo com informações falsas, recorde-se.

O Bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão, pediu ao Ministério Público que investigue o caso por ser um “assunto de extrema gravidade que não pode ficar encerrado com a simples declaração de que se tratou de lapso dos serviços do Ministério da Justiça”, uma vez que pode estar em causa a “eventual prática de ilícitos criminais como abuso de poder e falsificação de documentos”, refere a nota enviada às redações.

Para a Ordem dos Advogados, é essencial que seja aberto um inquérito criminal “a bem da Justiça, da Legalidade, e do Estado de Direito em Portugal e na Europa”, para que não se crie “um grave desprestígio, não só das instituições portuguesas, mas também das próprias instituições europeias”. Para a OA estes “os indícios de irregularidades e falsas informações” podem mesmo colocar em causa “a regularidade da nomeação do procurador português na Procuradoria Europeia”.