Etiqueta Moderna no Networking

Como proceder na hora de estabelecer novos contactos profissionais

Por Vasco Ribeiro

Sendo o intuito máximo do networking estabelecer e reforçar contactos profissionais, faça o seu networking com algumas regras de etiqueta. Verá que se tornará num networker que se distingue dos outros, marcando a diferença!

É importante que saiba provocar uma situação para estabelecer novos contactos profissionais de forma distinta com atitude e postura. Regra de ouro: tornar-se uma fotocópia intelectual da outra pessoa, mas mantendo sempre o seu perfil e carisma. 

Coloque em prática a arte de dominar o networking que se baseia nestas 9 regras:
1. Adequar o dress code ao da pessoa com quem vai reunir
Deve adequar o seu código de vestuário ao da pessoa que vai conhecer. Conforme o tipo de dress code mais habitual dessa pessoa – se formal, informal, casual ou desportivo – saberá como se vestir para que se sinta à medida da ocasião. 
2. Conhecer as principais áreas de interesse do contacto
O objetivo é simples: falar do que essa pessoa mais gosta é sempre um ótimo desbloqueador de conversa. E, noutra perspetiva, tente saber também o que menos aprecia, para que saiba tudo aquilo sobre o que não deve puxar assunto. 
3. Percurso profissional e projetos já desenvolvidos
Este trabalho de casa, quando realizado à priori, proporciona-lhe uma vantagem competitiva face à pessoa com quem vai estar, pois terá do seu lado alguns trunfos para melhor iniciar ou desenvolver a conversa, por um lado, e saber elogiar adequadamente essa pessoa quando for oportuno. 
4. Usar o mesmo tipo de linguagem
Independentemente do estatuto social e cargo que a pessoa ocupa a nível profissional, tenha em consideração que deverá usar o mesmo tipo de linguagem que o seu interlocutor. É fundamental que o código de conversação seja idêntico.
5. Não expor contactos de qualquer maneira e feitio
Se já o fez, não repita! Quando alguém lhe pedir para o colocar em contacto com alguém que conhece, diga que irá falar com essa pessoa e que assim que tiver informações da parte dela volta novamente ao contacto.
6. Trocar cartões de visita profissionais
Trocar os cartões de visita é um ritual que já vem desde há muito tempo. Quando lhe acontecer esquecer-se ou simplesmente não ter naquele momento nenhum cartão, peça o email ou partilhe um whatsapp para registar a troca de contactos. 
8. Networking à Mesa, quem paga a quem?
Existe uma forma infalível de saber: paga quem convida. Mas, de qualquer forma, é de bom-tom a pessoa que precisa do novo contacto tome a iniciativa de pedir a conta e oferecer-se para a pagar.
9. Sozinho ou acompanhado para estabelecer networking? Sempre só!
Não facilite e não arrisque. Quando agendar uma reunião, café, almoço ou até jantar com alguém, fique a saber que deve fazer-se acompanhar consigo mesmo. Salvo uma rara exceção: se a sua companhia já conhecer a outra pessoa e isso puder ser benéfico para si.