Governo diz que decisão do Reino Unido de suspender voos com Portugal é “absurda”

Governo britânico decidiu proibir voos com origem em vários países, incluindo Portugal, devido à nova variante do coronavírus detetada no Brasil.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, reagiu, esta quinta-feira, à decisão do Reino Unido de suspender os voos com Portugal. O governante disse que é uma decisão “absurda” e “sem lógica”.

“Na nossa opinião não tem lógica. Em primeiro lugar é uma medida súbita e inesperada e isso é um primeiro elemento de surpresa negativa. Em segundo lugar, é uma medida que atinge fortemente pessoas que não foram devidamente avisadas para ela. Foi anunciada às 17:00 de um dia para entrar em vigor às 04:00 do dia seguinte", disse o ministro, citado pela agência Lusa.

"É também uma medida absurda, cujos fundamentos não conhecemos. Suspender voos a partir de Portugal tendo como argumento as ligações entre Portugal e o Brasil é, com todo o respeito, completamente absurdo", acrescentou.

Santos Silva adiantou ainda que já pediu ao homólogo britânico uma conversa "para entender os fundamentos" da decisão.

Recorde-se que, esta quinta-feira, o governo britânico decidiu proibir voos com origem em vários países, incluindo Portugal, devido à nova variante do coronavírus detetada no Brasil.

{relacionados}