Equipa farmacêutica vai avaliar as vacinas acidentadas, indica SNS

As vacinas contra a covid-19 que estavam dentro da carrinha que sofreu um despiste, esta manhã, na A2 – Autoestrada do Sul – estão a ser avaliadas por uma equipa farmacêutica para verificar se o estado das propriedades se mantém.

Os fracos de vacinas da BioNTech-Pfizer que estavam a ser transportadas para vários pontos de distribuição, no Alentejo, "foram imediatamente transportados pela equipa da GNR que estava a fazer a escolta do transporte, para o Centro Hospitalar mais próximo do local", diz a nota divulgada no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com a nota, "neste momento e em articulação com o Infarmed" a avaliação das vacinas está a ser realizada por uma equipa farmacêutica, de forma a verificar se o estado das propriedades se mantém.

"Para suprir a vacinação nos restantes pontos da rota, que não estava ainda, concluída, já seguiram outros frascos de vacinas, garantindo, deste modo, a continuidade do plano de vacinação previsto", salvaguarda ainda a nota do SNS.

Por volta das 11h20, uma carrinha que transportava vacinas contra a covid-19 despistou-se, esta quarta-feira, na A2 – Autoestrada do Sul, perto de Águas de Moura, situada no concelho de Palmela, provocando um ferido ligeiro, de acordo com a GNR.

Segundo as declarações da GNR à agência Lusa, a carrinha ia fazer o transporte de "vacinas que vinham de Coimbra com destino a Beja".

O motorista da viatura está “bem de saúde”, assegura o SNS na nota.